ERAC da Região Pastoral II encerra atividades com vivências mistagógicas e confraternização

A Equipe Regional de Animação Bíblico Catequética, da Região Pastoral II, da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano, iniciou Dezembro com um sábado de Espiritualidade e confraternização encerrando as atividades da equipe neste ano de 2018. O encontro que teve início às 8 h da manhã, foi até as 16 h, no Sítio Silvio Morais, na Paróquia São José do Goiabal, oferecendo oportunidade de em Vivências Mistagógicas, cada Catequista refletir com clareza e segurança sua identidade e missão no mundo plural e cada vez mais secularizado no qual vivemos… A chuva fina, a natureza no entorno, o ambiente zelosamente preparado pelas catequistas da Paróquia e colaboradores, a acolhida, estrutura e organização, o silêncio, a condução dos momentos orantes, as dinâmicas de integração, a partilha, contribuíram para que o dia fosse de interioridade e celebração da fé e da vida.
Assim fizemos deste sábado, um dia de vivenciar a mística do Advento, como meditação silenciosa da vontade de Deus. E do fruto da resposta: Emanuel… Refletimos nossos passos, nossas experiências de Deus em nossa caminhada, reassumindo o compromisso de manter viva a chama da Esperança!
Pe. Gilvair Messias afirma que “É tempo de gerar o Natal, que só o é se brota como clamor das vísceras da pessoa humana. Só há natal verdadeiro se advir aquele grito das raízes do coração: Vem, Senhor Jesus. Há natal quando o ramo renasce do tronco machucado das profundas e extensas raízes de Deus, que abraça a terra humana. É o tempo do silêncio da carne, do silêncio da terra que escuta… tudo é silêncio até ecoar numa noite iluminada um choro de criança. Assim Deus fala ao mundo!”
Experienciamos um pouco disto hoje! Gratidão a Paróquia que nos acolheu, ao Secretário Regional Diacono Geraldo Evangelista pelo apoio, as catequistas que acolheram o convite e se fizeram presentes de corpo e alma, que com sua gratuidade ajudam a fazer um belo trabalho de anunciar Cristo em suas Paróquias.
Ana Maria de Sena- Coord. ERAC-Reg II