Encontro Diocesano de Formação Catequética 2019

Aconteceu de 1 a 3 de fevereiro de 2019, no Recanto das Mangueiras, Coronel Fabriciano, a formação diocesana de Coordenadores de Catequese da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. Este ano atendendo anseio geral o tema foi “Catequese Inclusiva” e contou com a assessoria de Thaís Rufatto dos Santos.
A noite de Sexta-feira e o sábado foram de reflexão e partilha, Thais destacou que a partir de uma profunda vivência espiritual da Palavra de Deus, fruto de sua oração e reflexão pessoal diária, e acrescida de todo o conhecimento sistematizado, o catequista estará apto a levar a catequese inclusiva para aqueles que até o momento estiveram ou estão à margem da catequese. No domingo teve como enfase a Avaliação Diocesana do Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral da Diocese em preparação a Assembleia Diocesana em 2020.
Dom Marco Aurélio Gubiotti , Bispo Diocesano se fez presente e reforçou a importância de ações que garantam o direito de toda pessoa com deficiência na participação da vida da Igreja e o dever da comunidade eclesial de envolver estes irmãos como sujeitos no processo de transmissão da fé. Na oportunidade ponderou sobre nosso compromisso com a defesa da Vida, lembrando a dor das famílias em Brumadinho… É nosso dever unir esforços, nos organizar, sermos ouvidos, para que este modelo econômico que visa apenas lucros de empresas, seja mudado por um que respeite e valorize a vida… Lembrando que nossa diocese tem várias barragens, é urgente buscar ações que fortaleçam a segurança…
Pe. José Geraldo de Mello e o Diácono Euder (Assessor Diocesano da Pastoral dos Surdos) também marcaram presença. As atividades foram encerradas com a Missa presidida por Dom Marco e concelebrada pelo assessor Diocesano de catequese, Pe. Ronaldo Tôrre, na oportunidade por ser dia de São Brás, houve a bênção da garganta.
Em tudo o que deve prevalecer é o Amor. Esta foi a grande mensagem deste encontro.
Por Ana Maria de Sena

« ‹fev 2019› »