Encontro Diocesano de Assessores Adultos das Juventudes

Aconteceu no último sábado, 6 de julho de 2019, na ARPAS em João Monlevade (MG), o Encontro Diocesano com os assessores adultos, das diversas expressões juvenis e seus respectivos coordenadores, com espaço para os chamados Grupos Paroquiais – uma nova expressão da CNBB, para Grupos que estão presentes nas paróquias e sem pertencer a outro movimento ou expressão juvenil.

O Encontro foi coordenado pelo Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira, Assessor Diocesano das Juventudes e contou com a participação de cerca de 36 pessoas entre assessores adultos e coordenadores. Pe. Hideraldo contextualizou os passos dados até o momento na estruturação do Setor Juventude na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano e apresentou as orientações para a assessoria adulta aos jovens, abrindo espaço para escuta e o diálogo. Na oportunidade Dom  Evaristo Pascoal Spengler, Bispo da nossa Igreja irmã da Prelazia de Marajó (PA) em visita ao regional marcou presença deixando suas palavras de incentivo e testemunho muito humano ao desafio de evangelizar… Marcaram presença no encontro junto a Dom Evaristo o Pe. Marco José de Almeida e o Diácono Permanente Adriano Mendes.

E buscando tornar realidade de maneira efetiva na diocese o Setor Juventude foi estabelecido em comissões para articular e fazer acontecer o setor, sendo:

Regional I:

• Lucas Silva – Paróquia S. Antônio/Itabira
  • Ronaldo Oliveira – Paróquia S. José/Passabém

Regional II:

• Jailton Guilherme Pereira Dias – Paróquia S. Sebastião/Bela Vista
  • Luiz Vagner – Paróquia N. S. da Conceição

Regional III:

• Sandra Bonine – Paróquia S. Sebastião
  • Eline da Costa Ribeiro – Paróquia Cristo Rei

Espera-se que o Setor Juventude Diocesano seja o espaço real de aproximação das mais diversas expressões juvenis presentes na Diocese, somando esforços para que todos possam anunciar juntos, com discernimento e responsabilidade, o Evangelho de Jesus.

Apostemos no ardor do próprio mundo juvenil e proponhamos aos jovens e às jovens de nosso tempo, com coragem e profecia, o encontro profundo e constante com Jesus Cristo!” (Doc. 103-CNBB; p. 93).

Por Ana Maria Sena

Ana Maria de Sena