É Tempo de Júbilo!

O quinquagésimo ano deste bispado é o coroamento de uma caminhada inspirada no anúncio da boa nova. Depois de um tempo de preparação rumo a este magno evento, podemos celebrar com alegria a ação de Deus na Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano. Muitas iniciativas na linha pastoral foram realizadas e, nesse tempo fecundo de celebração, podemos colher os frutos da sementeira de meio século de história.

Na comemoração do Jubileu Áureo dos 50 anos da criação da Diocese, vale a pena fazer memória dos acontecimentos que ajudaram na construção de sua identidade. Somos uma igreja em constante busca da unidade, que trilha o caminho pautado no cumprimento da missão deixada por Jesus, o Divino Mestre: “Ide, portanto, e fazei discípulos” (Mt 28,19). Uma Igreja discípula e missionária amparada pela graça de Deus e enriquecida com práticas de cunho sociais.

Dentre os diversos frutos desse processo histórico, destaco o novo Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral produzido com qualidade a partir da realidade concreta de nossas comunidades. Um documento preparado com excelência para ser entregue pessoalmente aos fiéis e executado para o bem do Povo de Deus. Nele, encontramos as prioridades emergenciais detectadas durante a sua elaboração: Família e Missão. Assuntos de grande relevância no atual cenário da sociedade e, principalmente, da Igreja. Portanto, mãos à obra!

Além do plano de pastoral, incentivo a leitura do livro, Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano: 50 anos de História, que trata da história da gloriosa diocese cinquentenária. A obra é composta por seis capítulos: Uma fé tricentenária; Fundação da Diocese, entre modernidade e tradição; O desafio de ser plural, sem deixar de ser unida; Agentes de nossa história; Uma pastoral atenta às questões sociais; Formação e espiritualidade, no anseio de fidelidade criativa. Uma oportunidade para conhecer um pouco mais a nossa Diocese.

A celebração dos 50 anos da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano não é o ponto de chegada. É momento propício para reconhecer as suas limitações pastorais e alegrar-se com a vitalidade das ações evangelizadoras existentes em cada região pastoral que, outrora, inspiraram os nossos antecessores a edificar uma Igreja solidária, servidora e missionária. É tempo de superar os desvios do passado e realizar a vontade de Deus no momento da história. É tempo de Júbilo!

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Foto de perfil de Assessoria de Imprensa

Clique aqui para postar seu comentário

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio