Domingo de diversão e aprendizado no Encontro Diocesano

No domingo, 30 de setembro, aconteceu o Encontro Diocesano da Infância, Adolescência e Juventude, na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

O encontro reuniu, durante todo dia, crianças e adolescentes das cidades de Bela Vista de Minas, João Monlevade e Itabira. De Itabira, marcaram presença, crianças e adolescentes das comunidades de Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Nossa Senhora da Saúde) e da Gabiroba (Paróquia Santo Antônio).

O evento começou com um momento de oração feito pelas crianças e jovens. Logo após, partilharam do café comunitário e seguiram para a palestra com a assessora da infância, adolescência e juventude da Cáritas Brasileira da Regional Minas Gerais, Laisa Silva Campos. A palestrante abordou o tema: “Construção da Sociedade do bem viver e superação da violência – desigualdade social e exclusão como geradora da violência”.

Em seguida, os participantes fizeram uma pausa para o almoço, servido na cantina da Funcesi. Todo mundo aproveitou o momento para garantir as fotos e, aproveitando o calorzinho da primavera, tomar sorvete!

Na parte da tarde, mais palestras e oficinas. Diego Pimenta, coordenador de projetos da Funcesi, ministrou uma palestra cuja abordagem mostrou aos jovens a realidade de uma sociedade marcada pela desigualdade social. Com o tema: “Orientação sobre as escolhas da vida profissional e pessoal”, o palestrante também deu dicas aos jovens sobre como ingressar em uma faculdade ou curso técnico presencial e a distância.

As oficinas e brincadeiras deram o tom descontraído, e de completa interação, ao encontro. Teatro, construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, brincadeiras lúdicas como pular corda, cabo de guerra e peteca foram mesmo o ponto alto para as crianças.

O evento terminou com a apresentação de teatro e dança feita pelos jovens.