DNJ – DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Em busca de articular e preparar o Dia Nacional da Juventude de 2018, realizamos no dia 5 de agosto, um Encontro Diocesano, que contou com as seguintes representatividades:

• Pastoral da Juventude;
  • Jovens da SSVP;
  • Encontro da Amizade;
  • Jovens Missionários;
  • Catequese/Crisma;
  • Setor Juventude;
  • Juventudes de alguns Grupos de Jovens;

Na ocasião, decidimos os encaminhamentos para a realização do DNJ, que acontecerá no dia 20 de outubro, na Paróquia São José da Lagoa, em Nova Era.  A novidade, neste ano, é que o DNJ será precedido de uma SEMANA MISSIONÁRIA, entre os dias 14 a 20 de outubro.
Segue abaixo a programação para o DNJ:

• 13h30 – Animação
  • 14h – Acolhida e Abertura
  • 14h30 – VER/ACOMPANHANDO: Caminhada, com três paradas e reflexões sobre o tema DNJ.
  • 15h30 – JULGAR/DISCERNINDO: Apresentação dos trabalhos de reintegração de Jovens
  • 16h30 – Lanche e Animação
  • 17h30 – Momento Mariano
  • 18h30 – AGIR/INTEGRANDO: Missa com o bispo diocesano Dom Marco Aurélio

O Dia Nacional da Juventude 2018 terá como tema a “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e o lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Além de serem verdades pertinentes a contexto atual, essas temáticas estão em consonância com as da Campanha da Fraternidade 2018, que cujo tema foi a “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Em 2018, o DNJ terá um sabor ainda mais especial para os jovens brasileiros, porque no mesmo mês acontecerá em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida no último mês de março, o documento escrito ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira
Assessor Diocesano das Juventudes