Diocese de Itabira Coronel Fabriciano celebra 53 anos de Criação

Os 53 anos de criação da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, foram celebrados no domingo, dia 10 de junho de 2018, na Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga. Uma moderna e aconchegante estrutura com tendas, palcos, banheiros químicos, serviços de apoio e até duas praças de alimentação (uma para partilha e a outra com alimentos para vender) foram montadas para receber um público estimado em 5 mil fiéis.

Registrada a presença da maioria dos padres da Diocese, além dos diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente, religiosos, religiosas, o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti e o Bispo Emérito Dom Odilon Guimarães. Igualmente, registrada a presença de fiéis das 50 paróquias da diocese. Ainda na abertura, Dom Marco Aurélio lembrou o significado da Festa da Diocese, destacando que ela é o espaço de encontros, reencontros, de confraternização dos irmãos que no dia a dia constroem a bonita história da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. Pediu que se lembre sempre dos que por aqui já passaram: padres, bispos, religiosos e religiosas e tantos fiéis que deixaram o seu trabalho, a sua determinação e sua fé, sobretudo nesse ano Nacional do Laicato em que os cristão são chamados a assumir o protagonismo de uma Igreja sempre em saída.

Logo em seguida aconteceram vários momentos de oração e espiritualidade. A oração do Santo Terço, com a participação de representantes das diversas pastorais, a Hora Mariana e Terço dos Homens. O novo livro da Caminhada da Diocese foi lançado oficialmente com o dever que todos os diocesanos dele tomem conhecimento, também foi outro destaque importante. Atrações culturais e, entre elas o show o Padre Violeiro Paulo Morais, missionário redentorista, a apresentação do Palhaço Risadinha fizeram o público rir, cantar e dançar.

Último compromisso da programação, a Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada pelo Bispo Emérito Dom Odilon Guimarães, além do Vigário Geral e os Vigários Episcopais das três regiões pastorais.

Na homilia o Bispo Dom Marco Aurélio, pediu que se reze sempre pela união e o fortalecimento da fé, e também pelo fortalecimento da Diocese e que se continue sempre fazendo tudo para que “possamos continuar a sermos chamados de “Povo de Deus”, uma vez que somos todos irmãos”, finalizou o Bispo. Antes, porém, foi concedido pela imposição das mãos de Dom Marco Aurélio, o Ministério do Acolitato ao Seminarista Ludugerio Almeida.

A próxima Festa da Diocese está prevista para o ano de 2020 na Região Pastoral I.

Pastoral da Comunicação
Texto: José Aparecido