Diocese celebra Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas” (Lc 19,38).

Toda a Igreja celebrou no último domingo, dia 09 de abril, o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A solenidade de Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que se estenderá até o dia 16, com a Páscoa, quando se comemorará a Ressurreição do nosso Senhor, Jesus Cristo.

Esta celebração litúrgica, também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém, após passar 40 dias no deserto, em jejum e sendo tentado pelo diabo. De acordo com as passagens bíblicas descritas pelos quatro Evangelistas – Mc 11,1; Mt 21,1-11; Lc 19,28-44 e Jo 12,12-19, Jesus adentrou a Cidade Santa montado em um jumentinho e a multidão que O acompanhava jogou as vestes, mantos e ramos de árvores pelos caminhos para Cristo passar, enquanto gritava “Hosana” e balançava os ramos de oliveiras e palmeiras, significando vitória.

Para recordar esta passagem e celebrar esta solenidade, todas paróquias de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano realizaram as procissões de Ramos antes das Santas Missas. O cortejo simboliza a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.

Assim como a Semana Santa, a Páscoa e o carnaval, o Domingo da Paixão do Senhor não acontece na mesma data todos os anos; ou seja, é um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Católica.

Nesse mesmo domingo, com essa celebração litúrgica, concluímos também a Campanha da Fraternidade 2017 (Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida) com a Coleta Nacional da Solidariedade. O tema continuará a ser uma inspiração durante o ano, com o lema: “Cultivar e guardar a criação”.

Texto: Assessoria de Comunicação – Pe. Ueliton Neves
Fotos: Célia Fernades / Rayane Cristina

Foto de perfil de Assessoria de Imprensa

Clique aqui para postar seu comentário