Artigos de Formação

Devoção a Nossa Senhora do Carmo

A devoção a Nossa Senhora nos remonta ao século XII, quando um grupo de eremitas, pessoas que habitam em lugares isolados por motivo religioso, resolveram viver juntos com um estilo de vida peculiar no Monte Carmelo, uma montanha que fica localizada na Palestina e que é um lugar mais que especial, pois foi neste monte que se refugiara o profeta Elias.

Com a perseguição dos muçulmanos, os carmelitas se viram obrigados a sair da Palestina e buscar outros lugares para se instalar, indo para a Europa e posteriormente para a América Latina, o que fez com que a ordem dos carmelitas, se espalhasse e se tornasse muito conhecida.

Além da devoção ao profeta Elias, ao qual veem como patriarca, a ordem dos carmelitas também a veneram Nossa Senhora, a quem chamam de a “Virgem do Carmo”. Essa devoção mariana, foi reforçada com o fato da aparição de Nossa Senhora a um carmelita que vivia na Inglaterra, São Simão Stock.

Em meio aos tormentos da perseguição, a Virgem Maria aparecera a ele, rodeada de anjos, e lhe disse: “Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno”.

Com esse milagre, não só o escapulário passou a fazer parte do hábito dos carmelitas, mas também a ordem se tornou um lindo jardim de Maria, com muitos testemunhos da sua eficaz intercessão.

Que Nossa Senhora do Carmo, possa plantar e cultivar também em nós, as sementes da santidade, e a cada estação tenhamos a sabedoria, paciência e a fidelidade na espera até o florescer. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Tags

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2018› »