Artigos de Formação

Corpus Christi: nosso tesouro!

“A Eucaristia é fonte e ápice de toda vida cristã”, assim definiu São João Paulo II, em sua Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, ou seja é a Eucaristia, de onde devemos partir e para onde devemos chegar ou retornar na caminhada da imitação de Cristo.

Devido à sua extrema importância, é que solenemente a Igreja celebra todos os anos, a Festa de “Corpus Christi”. Um dado interessante e profundo dessa comemoração é a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas. E para esse cortejo, em todo mundo os fiéis acordam bem cedo a fim de confeccionar os tradicionais “tapetes de Corpus Christi”, onde Jesus Eucarístico irá passar após a Santa Missa Solene. Nesta festa é uma grande ação de graças pelo Sacramento da Eucaristia, como presença fiel de Nosso Senhor, em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Por isso, também nos lembrou São João Paulo II, que a Eucaristia é “todo o tesouro espiritual da Igreja”.

A história dessa Solenidade remonta o séc. XIII, na Bélgica, precisamente na Diocese de Liége, onde uma freira Juliana de MontCornillon, tinha visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Foi então, que Juliana comunicou esta mensagem ao bispo e mais tarde ao Papa Urbano IV.  Certa vez, no ano 1264, estando o bispo em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, ficou sabendo de um extraordinário milagre, o padre Pedro de Praga, estava a celebrar a Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, quando da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração.

Ao chegar lá o Papa teria pronunciado ante a relíquia das espécies eucarísticas: “Corpus Christi”. Motivado pelo milagre e também pelos pedidos do clero e de Santa Juliana, que já havia falecido, decretou naquele ano a Instituição da Festa de Corpus Christi, e fixou-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

« ‹out 2018› »