Continuar a Caminhada Evangelizadora, anunciando a Boa Nova do Reino

A Festa da Diocese de 2015 preservou todas as características das festas anteriores. Este ano o encontro da unidade diocesana contou com a celebração dos cinquenta anos da Diocese. Uma multidão de fiéis esteve no Parque de Exposições da cidade de Itabira, sede do bispado, para comemorar com alegria esse memorável evento. A intensa programação da festa uniu as pessoas provenientes de todos os rincões de nossa Diocese para viverem as novidades trazidas por ocasião do jubileu.

Nossa igreja ficou mais rica. Quem participou do evento no último dia 14 de junho, em Itabira, percebeu o amor e a paz predominando naquele ambiente festivo. Foi um grande acontecimento sustentado pela partilha fraterna e ajuda mútua. A pluralidade cultural das três regiões pastorais  enriqueceu o jubileu; pastorais e movimentos apresentaram, por meio de seus líderes, os trabalhos que constroem a unidade diocesana em meio a diversidade de dons.

Foi um encontro de gerações. No meio da multidão encontravam-se leigos das três regiões pastorais que vivenciaram o primeiro contato com os pioneiros dessa história. No clero, também estavam personalidades que testemunharam os atos de criação e instalação desta Igreja Particular, uma atenção para o Cardeal Serafim Fernandes de Araújo que, na década de 1960, veio como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e, após cinquenta anos, retornou a Itabira para comemorar o Jubileu.

Durante a programação da festa, a equipe de elaboração do Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral lançou o documento que direcionará  a pastoral em nossa Diocese nos próximos cinco anos.  Dividido em seis capítulos, o documento apresenta: 1. Retomando a nossa caminhada; 2. Urgências da Ação Evangelizadora; 3. A Assembleia na Ação evangelizadora e Pastoral; 4. Plano de Ação: Família e Missão; 5. Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral EPAP; 6. Avaliação periódica do Plano. Uma tarefa desafiadora a ser feita com dinamismo e criatividade.

Dentre as atividades, um gesto concreto foi pensado para lembrar este dia feliz. A comissão da festa providenciou paras as 49 paróquias, uma muda de árvore frutífera – Sapucaia –  para ser plantada nos arredores da paróquia. A Diocese tem compromisso social e nos últimos anos vem se esforçando, através de forças conjuntas, no combate de práticas que destroem o meio ambiente.  Após o plantio, a identificação e o cultivo, a árvore será um símbolo vivo do cinquentenário para as futuras gerações.

Nossa Diocese tem vida e anuncia o Evangelho com alegria favorecendo vida plena para todos. (…) nela está verdadeiramente presente a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica (Christus Dominus, 11), e está preparada para continuar a sua caminhada evangelizadora anunciando a Boa Nova do Reino. Deus seja louvado pela Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano.

Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Cel. Fabriciano

Foto de perfil de Assessoria de Imprensa

Clique aqui para postar seu comentário