Comunidade São José da Paróquia São Geraldo em Ipatinga celebra seu Padroeiro

21/03/2022 . Notícias da Diocese

Solenidade de São José mantém tradição e comunidade acolhe número significativo de fieis inclusive de outras paróquias

No último sábado, 19 de março, a Igreja Universal celebrou a Solenidade de São José, o padroeiro das famílias e Tutor de Jesus Cristo. Como nos anos anteriores a pandemia, a Comunidade São José da Paroquia São Geraldo Magela, localizada no Bairro Bom Jardim em Ipatinga, organizou a Solenidade em honra ao seu Padroeiro, que teve início com o Tríduo preparatório. Cada dia tivermos um olhar especial sobre São José que nos apontou Jesus através de suas ações. A festa social e a solenidade, celebrada no sábado contou com um numero significado de devotos.

Ao celebrarmos a Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal, fazemos uma pausa no tempo quaresmal, para exaltar a virtude da humildade neste tempo de jejum, oração, abstinência de carne, conversão e mudança de vida para celebrarmos jubilosos a Páscoa do Senhor. Deus sempre se serviu de homens humildes, como São José. A ele foi dada a missão de ser o pai adotivo do Menino Deus. São José nos ensina uma virtude que o Papa Francisco pede muito neste tempo quaresmal: o silêncio. Nós que vivemos nestes difíceis tempos em nosso mundo, o silêncio e a vida em família nos marca nessa responsabilidade com o irmão para que logo vejamos vencida essa atual pandemia.

Silente, São José pode contemplar o Sumo Bem de perto e a encarnação do Filho de Deus. São José reconheceu que Deus se fez presente na vida dos humildes e neles realizou o seu plano de amor ao próximo e de vida doada em favor de todos os que reconhecem o Senhor Jesus como Salvador da Humanidade. São José é o modelo para nós de quem acolheu a vontade de Deus sem questionar, com espírito de abertura e de obediência. Vamos imitá-lo no seguimento amoroso do Senhor!

Pois bem, celebrar São José é celebrar parte do mistério da Encarnação de Jesus, mistério celebrado no Ciclo do Natal. Ainda em março, a igreja celebra outra grande solenidade ligada a este mistério: a Anunciação do Senhor, na próxima, sexta-feira, 25 de março.

Justamente após a Anunciação, São José, para quem está prometida Maria em casamento, planeja fugir e abandonar a jovem, de modo a omitir um aparente pecado grave para as mulheres da época: ser mãe solteira. São José sabia muito bem que não poderia ser pai da criança no ventre de Maria, pois não havia mantido relações com ela. O primeiro pensamento que veio foi a traição e a desonra que ele sofrera, pela quebra do acordo. Em meio ao plano de fuga, o Anjo do Senhor aparece a ele e envia a mensagem, uma vez enviada à Maria. José deve tornar-se o pai adotivo do Filho de Deus, proteger Nossa Senhora e o Menino Jesus, para dar sequência ao plano de salvação da humanidade.

Após toda a narrativa natalina, sabemos o desfecho desta história. José virá a ser o pai adotivo de Cristo, na terra. Ensinar-lhe-á uma profissão e, acima de tudo, dará um aspecto fundamental para a humanidade da Segunda Pessoa da Trindade: ter uma família. Este ponto é o mais importante, pois o Verbo de Deus encarnou-se e quis vivenciar as etapas, por quais todos passamos em nossas vidas. Para isso, precisou de um lar, de uma família, que o acolhesse. São Jose, rogai por nós!

Confira algumas fotos deste dia:

Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação
Fonte: Catequese Hoje