18 de abril de 2024

Comunidades Eclesiais de Base – CEBs

Somos um povo que caminha.

Caminhamos à luz do Projeto de Jesus, chamado por Ele de Reino de Deus. Caminhamos à luz da eclesiologia de Igreja como Povo de Deus, consagrada na Lumen Gentium, documento do Concílio Vaticano II. Caminhamos à luz do sensus fidei, isto é, do sentido, da sabedoria de fé que está na vida do povo. Caminhamos junto com todos/as que acreditam que outro mundo é possível, fazendo da nossa fé uma razão fundamental para não nos desligarmos da vida, da luta pela justiça, da solidariedade, enfim, da busca por uma terra sem males.

Pelo que acreditamos buscamos nos organizar. Este sítio é um serviço para colaborar com a articulação das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil (CEBs). Por ele se pode espelhar a nossa organização nacional.

Falamos aqui com a voz da AMPLIADA NACIONAL DAS CEBs, organismo representativo das Comunidades que se articula através dos 18 regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Nossa sede é itinerante, sempre na igreja particular que recebe o Intereclesial (encontros realizados desde a década de 70 do século passado). Com forte presença de leigos e leigas de todo Brasil, de assessores e assessoras, do bispo anfitrião e do bispo referencial das CEBs da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, buscamos ser uma Igreja em Saída, sem medo de se enlamear.

Coordenador(a)

Vasconcelo Ferreira Lagares