Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

28 de março de 2024

Comunidade Católica Amigos de Jesus

Durante o Louvai de 1994 o Fundador da Comunidade, Fernando Emerick, teve sua primeira experiência com o Carisma, quando Eugênio Jorge cantou: “Ninguém te ama como eu” – música que marcara toda a sua caminhada. Quatorze anos depois, lembrando-se do fato, chama-lhe atenção um trecho da letra: “… tenho andado ao teu lado, junto a ti permanecido, eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor AMIGO…” Aos poucos, Deus foi revelando o Seu plano de amor.

Durante o tempo de formação acadêmica, Fernando servia a Secretaria Lucas em BH e a Kelly (sua esposa) servia a Secretaria Lucas em Caratinga. Crescia o sonho de se tornarem Profissionais do Reino.

Em BH, durante os anos de 2000 e 2001, Fernando pertenceu à Comunidade Nova Aliança, onde se apaixonou pela Igreja. A Fundadora desta comunidade, Irmã Ângela, teve grande influência na sua formação.

Enquanto isso, a Kelly servindo a Secretaria Lucas, se aproximava cada vez mais do Carmelo de Caratinga. Frei Jorge, diretor espiritual nacional da Secretaria Lucas e Frei Sebastião seu confessor, tiveram grande importância na proximidade com o Carmelo

Em 2001, durante uma pastoral de rua com a Toca de Assis, próximo à praça da rodoviária de BH, Fernando é abordado por um irmão de rua, que lhe profetiza: “Você ainda está em formação, eu te vejo com uma bíblia de ouro nas mãos, mas você ainda está em formação”.

Durante o retiro de preparação para o casamento em 2001 no Carmelo de Piedade de Caratinga, a Kelly tem uma visão: “Um redil, onde Fernando e ela colocavam ovelhas para dentro do cercado”

Fernando e Kelly se casam no dia 29 de dezembro de 2001, dia da Sagrada Família. A celebração foi presidida por Padre Paulo, hoje Bispo da Diocese de Ribeirão Preto e co-celebrada por Padre Davi que durante a sua homilia profetizou: “Vocês ainda irão fundar muitos grupos de oração pelo mundo afora”. Fato marcante na celebração foi o estouro de um dos lustres da Igreja, durante a benção nupcial.

O casal fundador vai morar em BH, próximo à Comunidade Árvore da Vida. Fazem o caminho vocacional e entram em vida nesta comunidade.

O período em que eles pertenceram à Árvore da Vida (2002 e 2003) foi um divisor de águas na vida de Fernando e Kelly. Cai por terra o “romantismo” da vida comunitária, mas a experiência com a obediência, o silêncio e a vida fraterna, fica marcada em seus corações.

Após terem saído da Árvore da Vida, mudam-se para Ipatinga em Janeiro de 2004. A Kelly se lembra do Carmelo e começam a serem acompanhados pela Madre Teresinha do Carmelo de Cel. Fabriciano.

Em um dos acompanhamentos a Madre faz a seguinte proposta: “Por que vocês não fundam uma comunidade aqui em Ipatinga?” Na mesma semana uma Monja Beneditina, de passagem pela cidade, faz a mesma proposta.

No dia 16 de Julho de 2004 é fundada a Comunidade Católica São José e Santa Teresa de Ávila na capela menor do Postulantado do Carmelo de Caratinga.

A Comunidade está inserida hoje na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, onde tem o apoio do Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira e conta com a direção espiritual da Madre Teresinha, priora do Carmelo Santíssima Trindade e Beata Elisabeth da Trindade, também localizado em Coronel Fabriciano. E integra, dentro da Igreja Católica, o Movimento das Novas Comunidades ou Novas Fundações, e em sua natureza jurídica está enquadrada como uma associação sem fins lucrativos. Inscrita sob o CNPJ 07.104.882/0001-84 tendo como Razão Social Associação Comunitária São José e Santa Teresa de Ávila.

Aproximadamente seis meses depois da fundação da Comunidade, no início de 2005, inicia o primeiro encontro vocacional, no apartamento de Fernando e Kelly em Ipatinga. Hoje fazem parte da Comunidade vinte e um missionários, entre membros em vida e aliança, que dedicam suas vidas em prol da evangelização.

A cada dia crescia o amor por Santa Teresa de Jesus. Descobrindo, através da Santa que a oração é uma relação de amizade com Deus.

Aos poucos o carisma foi sendo definido: “Viver Como amigos de Jesus”

Em julho de 2008 durante o I Congresso “Só Deus Basta” o palestrante convidado, Rodrigo – fundador da Árvore da Vida, disse ao Fernando: “Agora só falta o nome”. O novo nome já estava no coração do Fundador Fernando, Deus apenas “usou” o Rodrigo como confirmação. Na segunda-feira após o Congresso, Deus confirmou o nome através da palavra, com a passagem de Tobias com o Anjo Rafael: Tobias 5, 6: “Ei amigo, donde tu és?”

A Comunidade tem como missão fazer amigos de Jesus no mundo inteiro, trazendo consigo a página do Evangelho de Jo15,12-17.

Desde a Fundação a Comunidade Amigos de Jesus tem atuado na Diocese e fora dela através de Cursos, Encontros e Retiros para jovens e para as famílias, buscando levar para as pessoas a Intimidade com Jesus, através da Vida de Oração.

São Baluartes da Comunidade: Sagrada Família, Santa Teresa D’Ávila e São Luís e Santa Zélia Martin.

Com a Sagrada Família a Comunidade busca os exemplos de São José, Nossa Senhora do Carmo e do Menino Jesus de Praga, para que as famílias da Comunidade possam crescer em santidade e oração.

Nossa Senhora do Carmo representa a maternidade da Comunidade, a Ela confiamos todas as mães da Comunidade, bem como a afetividade de cada membro, para que Ela possa nos curar. A Devoção à Maria se deve também ao fato da Comunidade ter sido fundada no dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, dia 16 de julho.

São José é exemplo de oração e trabalho. A Comunidade confia à sua proteção todas as profissões para que elas possam ser sinais no mundo de que é possível nos santificar por meio do trabalho e também fazer das profissões uma oferenda ao Reino de Deus.

O Menino Jesus de Praga é uma devoção carmelita que a Comunidade também acolhe, estando a Sagrada Família completa. Confiamos à Sua intercessão todas as crianças da Comunidade, bem como todos os empreendimentos, para que o Menino Jesus possa nos defender de todos os males.

Santa Teresa de Jesus é modelo de vida de oração e contemplação. Buscamos viver a intimidade com Jesus, buscando sua amizade, assim como ela mesma nos ensina: “A oração é um tratar de amizade, com Aquele que nós sabemos que nos ama.”

Luís e Zélia Martin (os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus) foram canonizados pela Igreja em setembro de 2015. Em ocasião do XII aniversário da Comunidade Amigos de Jesus, os fundadores da Comunidade anunciaram a inserção de São Luís e Santa Zélia como os novos baluartes desse Carisma. Eles são modelo para as famílias da Comunidade de que a vida cotidiana familiar, também, é um caminho de santidade.

Fundador(a)

Fernando Soares Emerick

Fundador(a)

Kelly Silva Pereira Emerick

Telefone

(31) 3846-2959

Telefone

(31) 3825-1424

Site

www.comunidadeamigosdejesus.com.br

E-mail

contato@comunidadeamigosdejesus.com.br

Onde Estamos

Sede: Chácara Monte Carmelo
Av. Ikê, 901 - Caladão
Coronel Fabriciano (MG)

.

Casa de Missão Divina Misericórdia
Av. Carlos Chagas, 922 - Cidade Nobre
Ipatinga (MG)

Horários de Missas e Celebrações