Comunicação na e para a Igreja

Dando prosseguimento a um calendário de formações, a Pascom, Pastoral da Comunicação da Região Pastoral III realizou no sábado, dia 16 de junho, na Comunidade Santa Teresinha, Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga, uma formação destinada a todas as pastorais da Igreja.

Esse é o primeiro de quatro encontros previstos para até o final do ano. O objetivo é melhorar o entendimento sobre o complexo assunto da comunicação no âmbito da Igreja. Pensando nisso, estendemos o convite a todos, principalmente os catequistas, homiliastas e liturgia“, afirmou na abertura do encontro o coordenador da Pascom – Região Pastoral III, José Aparecido.

O Assessor Espiritual da Pastoral da Comunicação na Região Pastoral III, Padre Jefferson Veronês lembrou que a missão do cristão é comunicar a Boa Nova e que é importante estarmos sempre em comunhão com o Pai, antes de tudo. “Somos seres em constante processo de comunicação e as pessoas devem olhar para nós e ver a imagem do Cristo refletida“, disse antecipando a oração inicial.

Membro da Pascom da Paróquia Senhor do Bonfim, Meire Lúcia falou sobre a importância das paróquias desenvolverem o “Planejamento Estratégico de Comunicação“. “Elaborar e cumprir um planejamento com objetivos, metas e avaliação periódica dos resultados alcançados é importante para não se perder o rumo, perder o foco”, disse ela.

A Comunicação para e na Igreja foi o tema desenvolvido pelo membro da Pascom e atual radialista da Rádio Educadora de Coronel Fabriciano, Peterson Machado. Ele descreveu alguns relatos de sua experiência na comunicação pastoral que deram certo e podem ser aproveitados ao longo do tempo.

Tanto Peterson quanto a Meire Lúcia apoiaram suas falas em alguns documentos importantes da Igreja para a comunicação e foram unânimes em dois pontos: o comunicador tem que desenvolver a espiritualidade e é preciso conhecer alguns documentos da Igreja para desenvolver bem o processo de comunicação para e na Igreja.

Após um breve tempo de debates, o mediador do Encontro falou que novas etapas dessa formação serão anunciadas visando o desenvolvimento de comunicadores cada vez mais eficientes para a Igreja. Importante salientar que a comunicação, intrínseca ao ser humano é um dom de Deus. Sendo a comunicação uma necessidade nata em extensão, é responsabilidade de todos os agentes envolvidos no processo comunicacional da Igreja. Portanto, o aprofundamento neste tema é de ímpar importância a todos que desejam desempenhar com afinco suas funções pastorais.

Fonte: Pascom
Texto: José Aparecido e Meire Lúcia