Centro POP e parceiros em visita a Exposição: Quem é o Homem do Sudário?

O Centro POP de Coronel Fabriciano em parceria com a Pastoral do Povo de Rua, da Paróquia Santo Antônio do bairro Melo Viana, junto de alguns voluntários visitaram a exposição internacional que está sendo realizada no Shopping Vale do Aço: “Quem é o homem do sudário?.

A iniciativa partiu da psicóloga Patrícia do centro POP que convidou alguns voluntários e a Pastoral de Rua através da pessoa do Padre Ronaldo Tôrre.  A visita foi realizada no dia 30 de julho, segunda-feira. Desta forma, os voluntários foram até o Shopping do Vale do Aço levando nossos irmãos para viverem essa enriquecedora experiência.  Foi um momento bonito, onde os moradores de rua puderam contemplar a exposição com carinho e atenção, despertando o desejo de compreender melhor quem é o Homem do Sudário, com os olhos fixos e atentos as explicações.

Segundo os irmãos  foi um momento maravilhoso e de conhecimento sobre a própria história de Jesus Cristo. Com muita alegria andaram nas repartições do shopping, nas lojas, vendo e conhecendo cada detalhe que para eles é algo novo. Após passear pelo espaço foram para a praça de alimentação e o grupo teve a oportunidade de forma bem livre escolher seu próprio lanche.

Essa iniciativa em parceria com o Centro POP tem como grande objetivo aproximar os moradores de rua na realidade da sociedade, fazendo com que as pessoas os enxerguem e passem a respeita-los como membros da sociedade, que necessitam de ajuda e proximidade. Muitas vezes discriminam e não conseguem enxergar com um olhar de misericórdia. Temos como proposito inseri-los no convívio da comunidade para que eles percebam o seu valor, mostrar que é possível uma nova chance e que tem muitas pessoas que acreditam neles. Esse trabalho em parceria com a Pastoral de Rua e colaboradores é um projeto que não termina por aqui. Buscaremos parceria para promovermos mais momentos como esses, já está sendo realizado oficinas de integração e outros eventos, como no Sarau. O POP também quer inseri-los na sociedade com promoção de empregos realizando momentos de capacitação.

A Pastoral de Rua tem como missão ser presença junto ao povo da rua, perceber os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de Vida para todos, este é também o objetivo de todos nós, Centro POP e voluntários.  O que queremos é que aquela população que vive em situação de rua,  se sinta inserida na sociedade e que possa caminhar com dignidade. Por isso, é necessário buscar sempre parcerias para que esses projetos sejam concretizados.

Pe. Ronaldo Tôrre
Paróquia Santo Antônio do Melo Viana