Celebração do Tríduo Pascal e da Páscoa na Paróquia Senhor do Bonfim

O Tríduo Pascal foi celebrado no Santuário Senhor do Bonfim, do dia 13 de abril de 2017, quinta-feira, finalizando no dia 15 de abril, Sábado Santo. Sendo celebrada a Páscoa do Senhor, no domingo, dia 16. As solenidades contaram com as presenças do pároco Fernando dos Santos Andrade, do vigário paroquial Nivaldo de Souza Aranda e do diácono João Carlos Medeiros.

Na quinta-feira Santa, ao final da Celebração Eucarística da Ceia do Senhor, o altar foi desnudado e o Santissímo Sacramento foi transladado à uma capela anexa ao Santuário, para adoração dos fiéis. Nessa Liturgia celebramos a Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e mandamento do amor. O próprio Cristo institui a Eucaristia, através do Lava-pés, fundamento da vida em comunidade, deixando-nos seu exemplo de doação, serviço e humildade fraternos. Ele antecipa seu oferecimento e pede a nós: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Em relação ao mandamento do amor, não há amor maior que entregar sua própria vida em detrimento dos outros. Finalizando esse tríplice fundamento, a Eucaristia, memorial da última ceia da Paixão e Morte do Senhor, Cristo institui o sacerdócio, através da figura de Pedro. Não há Eucaristia sem o sacerdócio e sem a Eucaristia, não há Igreja. É através do sacerdote que se perpetua o Memorial da Paixão do Senhor e sua Presença Real na Hóstia Consagrada.

Na Sexta-feira Santa, as comunidades se reuniram, às 15 horas, para realizar a Ação Litúrgica própria da Sexta-feira da Paixão do Senhor, momento propício para refletir a Paixão e Morte do Senhor, especialmente para venerar sua Santa Cruz, sinal de salvação. Esse o único dia em que a Igreja não realiza a Celebração Eucarística e nenhum outro Sacramento. Durante o rito há a Liturgia da Palavra, Adoração do Crucificado, Oração Universal seguida da Comunhão Eucarística. Durante a veneração da Santa Cruz, a Igreja conclama os fiéis a meditarem sobre esta expressão concreta da adoração ao Cristo Crucificado. Na parte da noite houve o Sermão do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro do Senhor nas proximidades do Santuário.

No Sábado Santo, Durante os Ritos Iniciais ocorreu a cerimônia da Bênção do Fogo e a preparação do Círio Pascal. Representantes das sete comunidades que compõe a Paróquia Senhor do Bonfim, receberam das mãos do pároco Fernando dos Santos Andrade, o Círio Pascal. A principal celebração do Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, é a Vigília Pascal. Neste dia, a Igreja faz memória da santa ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Domingo de Páscoa foi marcado por missas pela manhã, nas comunidades. Às 18 horas a Paróquia se reuniu para celebrar a Páscoa na Ressurreição do Senhor. A Solene Celebração Pascal ocorreu no Santuário Senhor do Bonfim. Abrindo a solenidade, os fiéis estiveram em adoração ao Santíssimo. Sacramento, e posteriormente saíram em procissão pelas imediações do Santuário, retornando ao templo onde receberam a bênção. Em seguida iniciou-se a Santa Missa.

“Páscoa é passagem, é Deus quem passa para nos oferecer uma vida nova. É Ele mesmo quem passou pelo túmulo através de seu filho único Jesus Cristo, para nos ensinar o amor, o perdão, a importância da compreensão mútua em nossos relacionamentos. Ele está vivo, presente, como anunciamos em cada Eucaristia: “Ele está no meio de nós”. Deixemos, portanto o Senhor passar entre nós e por nós. Para que passar? Para nos conceder vida plena, vida nova.”. Refletiu padre Fernando, pároco, em sua homilia.

Texto e fotos: Meire Lúcia Firmo

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio