Bíblia: Palavra de Deus

Estamos no mês em que a Igreja se dedica à Sagrada Escritura. A cada ano, a Igreja nos propõe um livro para nossa reflexão e fortalecimento da fé. Este ano, o livro escolhido foi a primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

A palavra Bíblia significa coleção de livros e por mais que tenha seus hagiógrafos, é Deus mesmo o seu autor. Deus se revela à humanidade e toma para si homens de fé, chamados de escritores sagrados que, inspirados pelo Espírito Santo registraram fatos, acontecimentos da ação de Deus na história da salvação. Por inspiração divina da Sagrada Escritura entende-se, então, o influxo particular e especial de Deus, exercido na vida e nas capacidades de todos os que, de forma direta ou indireta, estiveram envolvidos no processo da elaboração dos livros sagrados. Ao lado disso, admite-se que a inspiração foi o que definiu Deus e os seres humanos envolvidos nesse processo como verdadeiros “autores” dos textos bíblicos.

Assim, a Sagrada Escritura, enquanto Palavra de Deus revelada e inspirada, foi escrita sob a ação do Espírito Santo, como afirma a Dei Verbum n.11: “As verdades reveladas por Deus, que se encontram contidas e expressas na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo. Com efeito, a santa Mãe Igreja, por fé apostólica, considera como sagrados e canônicos os livros inteiros tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes, porque, tendo sido escritos por inspiração do Espírito Santo (cf. Jo 20,31; 2Tm 3,16; 2Pd 1,19-21; 3,15-16), têm Deus por autor e como tais foram confiados à própria Igreja.” Dessa base bíblica resulta a afirmação que Deus, ao transmitir a sua palavra, não dispensou os seres humanos envolvidos, mas quis revelar-se e expressar a sua vontade através da cooperação humana, valendo-se da sua cultura, da sua língua e das suas formas literárias, sem que nada do conteúdo ficasse comprometido. Se Deus não tivesse falado de forma humana, a comunicação não seria estabelecida, o seu ser e o seu agir não poderiam ser percebidos e compreendidos pelo ser humano.

Todavia, para escrever os Livros Sagrados, Deus escolheu homens, que utilizou a posse das faculdades e capacidades que tinham, para que, agindo Deus neles e por meio deles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que ele quisesse. Portanto, a posição do Magistério, quanto à doutrina da Revelação e da Inspiração, possui a sua base na centralidade que Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, ocupa na Sagrada Escritura, pois ele é a sua chave interpretativa. Com isso, o profetismo, como sinal da inspiração divina no Antigo Testamento, e a realização das promessas, da lei e das profecias, no Novo Testamento, fundamentam a interpretação cristológica que se faz de toda a Sagrada Escritura.

A Sagrada Escritura contém dois testamentos, que significam aliança, com 73 livros sendo 46 no Antigo e 27 no Novo. Foi escrita em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho. Os livros do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, aramaico e, em certos casos, em grego. Já o Novo Testamento foi escrito em grego popular, denominado koiné. Alguns livros do Antigo Testamento, presentes no cânon católico, foram preservados somente em grego pela Septuaginta, como é conhecida. São os livros de: Tobias, Judite, I e II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc.

Que Deus nos abençoe e que a Tua Palavra seja para todos nós lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

+ Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano
“Pela Graça de Deus” (1Cor 15,10)

Clique aqui para postar seu comentário