Assembleia Ordinária Eletiva do Conselho de Leigos Diocesano

O Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, realizou no último domingo (10/02), a III Assembleia Diocesana Geral Ordinária e eletiva do CLDI (Conselho de Leigos Diocesano).

A Assembleia teve como tema: “Vocação e missão dos Leigos e leigas na Igreja e no Mundo” e foi assessorada por Jairo Costa Moura da Pastoral dos Migrantes e Leonardo Henrique de Souza Moura da Arquidiocese de Mariana CNLB – Leste II. A assembleia contou com a presença de 44 representantes de Pastorais, Movimentos e Serviços dos 3 regionais de nossa Diocese.

A mística orante da abertura trouxe memória da caminhada, das dores e lutas em defesa da vida… Ficou bem forte os crimes cometidos contra a Casa Comum, a urgência de tomarmos atitudes em defesa da água. A água não é mercadoria, é por excelência um bem de destinação universal, um dom de Deus, é um bem comum, um patrimônio da humanidade e de todos os seres vivos.

A assessoria orientou todo o processo passo a passo, tirando dúvidas, informando e formando sobre o que é CNL, estatuto, composição, importância e abrangência de atuação. O Assessor Leonardo, partilhou o áudio da Presidente do CNLB, Marilza Schuina, que disse estar em sintonia e torcendo pelo caminhar do CNLD de Itabira – Coronel Fabriciano.

Ao final foi eleita a nova coordenação que é composta por: Presidente: Mêrces Maria de Aquino – Regional lll, Vice presidente: Maria Conceição Bartolomeu – Fia do Regional lll, Secretaria: Maria Imaculada de Oliveira e Silva – Regional lll, Secretaria adjunto: Allexia Natacha A. Souza – Regional lll, Tesoureira: Maria Lúcia de Souza – Regional lll, Tesoureira Adjunto: José Nilson de Araújo – Regional l, Conselho Fiscal: Algemiro de Oliveira Filho – Regional lll, Antônio Teodoro Silva – Regional ll, Maria Duartina Guerra – Regional l, Colegiado 2 de cada regional: Francismara Maria da Silva e Roberto dos Santos – Regional I; Eliane Marta Duarte Soares e Jailton Guilherme – Regional II; Marli Helena e Domingos do Regional III.

Por Ana Maria Sena