Palavra do Bispo

Assembleia Geral da CNBB 2018

Queridos irmãos e irmãs, membros do Povo de Deus, desta Igreja Particular de Itabira-Coronel Fabriciano. Durante os dias 11 a 20 de abril, nós bispos da Igreja Católica, no Brasil, estivemos reunidos em nosso encontro anual, em Aparecida-SP, junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e da nossa Diocese. Somos ao todo 322 bispos diocesanos e auxiliares. A Igreja Católica se faz presente de norte a sul do país em mais de 270 circunscrições eclesiásticas, isto é, arquidioceses, dioceses, prelazias e outras, e estas, se agrupam em 17 regionais. Nós e mais 31 dioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo pertencemos ao Regional Leste II.

Também temos mais de 170 bispos eméritos, ou seja, bispos que completaram 75 anos de idade e, tendo renunciado seus cargos, receberam o direito de descansar do ofício de dirigir uma diocese, mas sem deixar de exercer o ministério episcopal. Já vimos isso acontecer com D. Mário Gurgel, D. Lara e agora temos D. Odilon que continua generosamente a nos ajudar exercendo seu serviço de pastor nesta diocese.

A Assembleia Geral é oportunidade de nós bispos reforçarmos os laços de unidade e comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco e entre nós. O encontro e a convivência de tantos pastores, vindos de realidades tão diversas, por si só traz oportunidade de enriquecimento mútuo. Todos os dias iniciamos nossas atividades com a concelebração da Santa Missa, transmitida pela Rede Aparecida. Em quatro sessões diárias, nos dedicamos a reflexão de temas e assuntos importantes para a vida de fé e caminhada pastoral das comunidades cristãs de todo o nosso país e de cada uma de nossas paróquias e dioceses.

Em vários momentos nos são apresentadas realidades e experiências missionárias e pastorais que estão acontecendo aqui no Brasil e em outras partes do mundo. Boa parte do tempo é empregada na elaboração de mensagens e documentos importantes para a vida de nossas Igrejas. Neste ano, por exemplo, discutimos, sugerimos emendas e aprovamos: o novo estatuto da CNBB, vários textos da nova tradução do Missal Romano e o documento das Diretrizes da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.

Apesar de iniciarmos e encerrarmos as sessões de trabalho com momentos de oração, na tarde de sábado e na manhã de domingo, tivemos um retiro espiritual dirigido, neste ano, por Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, bispo prelado emérito da nossa Igreja Irmã do Marajó. As reflexões profundas e o testemunho de vida sincero e corajoso de D. Azcona, muito nos enriqueceu espiritualmente.

Deste modo, é muito importante haver um empenho de todos em estarmos unidos e solidários na oração durante este importante evento da Igreja Católica no Brasil. E foi isto que sentimos, fiéis leigos e leigas, consagrados, seminaristas, diáconos e padres, todos juntos rezando pelo bom êxito desta assembleia. De fato, enfrentamos temas e situações difíceis, mas pela graça de Deus e ação do Espírito Santo, saímos mais unidos e fortalecidos para voltarmos às nossas dioceses e darmos continuidade aos nossos trabalhos de evangelização, pastoreio e pastoral.

Encerro com as palavras da mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviada ao povo de Deus, no encerramento da Assembleia Geral de 2018:

Em comunhão com o Papa Francisco, nós, Bispos membros da CNBB, reunidos na 56ª Assembleia Geral, em Aparecida – SP, agradecemos a Deus pelos 65 anos da CNBB, dom de Deus para a Igreja e para a sociedade brasileira. Convidamos os membros de nossas comunidades e todas as pessoas de boa vontade a se associarem à reflexão que fazemos sobre nossa missão e assumirem conosco o compromisso de percorrer este caminho de comunhão e serviço”.

+ Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano
“Pela Graça de Deus” (1Cor 15,10)

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab