Notícias da Diocese

Agosto: mês das vocações

Este ano a Igreja no Brasil destaca o exemplo de Nossa Senhora,
serva obediente do Senhor
 

 

Igreja celebra em agosto o mês vocacional e a cada final de semana reflete sobre uma vocação em especial: sacerdotal, vocação familiar ou matrimônio, vocação à vida consagrada dos religiosos e das religiosas e vocação do laicado na Igreja, ministérios leigos e catequistas. Todos nós somos convidados a servir a Deus com nossos dons e talentos pois assim como diz em Jeremias 1,5 – “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia, antes do teu nascimento, eu já te consagrei”- Deus quer precisar de cada um de nós e espera uma resposta a esse chamado.  

A palavra vocação deriva do verbo vocare que em latim significa chamar. O mês das vocações serve para que tomemos consciência de que o Reino de Deus acontece pela santa providência divina mas também com a nossa participação. É o ato profundo de um Deus que mesmo não precisando quer precisar de nós. Viver a vocação é seguir o chamado de Deus pensando sempre que não existe uma vocação melhor que a outra mas sim, todas juntas se complementando, como um corpo que é composto por vários membros mas continua sendo um só.  

Todos os anos a Igreja no Brasil celebra o mês vocacional com um tema, levando os fieis a refletirem sobre o assunto, este ano o foco será Nossa Senhora. Com o tema “A exemplo de Maria, discípulos missionários” e o lema “Eis-me aqui, faça-se”. A escolha foi feita devido ao Ano Mariano e a comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. E tudo faz sentido quando recordamos a história da humilde jovem de Nazaré, que não hesitou ao ser chamada para gestar o filho de Deus, sendo apenas obediente e confiando sempre na providência divina. 

Que a exemplo de Maria, possamos sempre dizer sim
ao chamado de Deus com 
humildade e obediência.  

Por Jéssica Scarabelli
Freelancer Católico

Tags

Palavra do Bispo

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2017› »