Advento: Preparando a chegada do Senhor

Amados irmãos e irmãs,
Diletos diocesanos,

Iniciamos um novo ano litúrgico na Igreja. Com o Tempo do Advento nos preparamos para a celebração do Santo Natal do Senhor. Este tempo aponta para duas importantes dimensões: preparação da segunda vinda de Jesus Cristo, que vai acontecer na parusia, isto é, no fim dos tempos; e a preparação para celebrar a sua primeira vinda, já acontecida, com sua encarnação na história.

Celebrar o Natal significa atualizar, tornar presente o nascimento de Jesus Cristo em nosso tempo. Deus assume nossa condição humana e, pela encarnação do Verbo, nos revela.

É preciso dar-se conta de que o Advento é tempo de preparação para a festa, e ainda não a sua realização. A Liturgia da Palavra deste tempo nos ajuda a fazer a experiência da espera do Senhor que vem armar sua tenda no meio de nós.

Vivamos a mística do Advento, da esperança, da feliz expectativa, da gestação da vida, da manjedoura vazia, mas preparada para acolher o Salvador, o Emanuel, Deus conosco.

Assim percebemos que o ciclo natalino se reveste de um período que se divide em três partes, mas que forma unidade: o da preparação, da festa e do prolongamento da festa, com suas consequências. A novena é típica para o período de preparação para a vinda do Senhor, que vem morar conosco. É o tempo em que preparamos os caminhos do Senhor e, como Igreja, vigiamos e clamamos: “Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti”. É a novena de Natal uma excelente oportunidade de evangelização. Rezemos a novena e nos preparemos bem, para celebrarmos com muita alegria o Natal do Senhor.

Olhando para o exemplo de Maria, que acolheu no seu ventre o Verbo do Pai, rezemos:

“Ó Deus, que reacendes em nós a cada ano a alegria da espera da salvação, ajuda-nos a acolher, como Maria, este dom da tua imensa misericórdia para conosco e assim sejamos no mundo instrumentos de vida e de paz para todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nasceu para nos salvar, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Desejo a todos um abençoado e santo Natal. Que o nascimento do Menino Jesus renove nossa esperança e nos enche de luz. Que 2019 seja um ano de muita paz,felicidade, abençoado por Deus!

+ Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano
“Pela Graça de Deus” (1Cor 15,10)

Clique aqui para postar seu comentário