Palavra do Bispo

Advento: Preparando a chegada do Senhor

Amados irmãos e irmãs,
Diletos diocesanos,

Iniciamos um novo ano litúrgico na Igreja. Com o Tempo do Advento nos preparamos para a celebração do Santo Natal do Senhor. Este tempo aponta para duas importantes dimensões: preparação da segunda vinda de Jesus Cristo, que vai acontecer na parusia, isto é, no fim dos tempos; e a preparação para celebrar a sua primeira vinda, já acontecida, com sua encarnação na história.

Celebrar o Natal significa atualizar, tornar presente o nascimento de Jesus Cristo em nosso tempo. Deus assume nossa condição humana e, pela encarnação do Verbo, nos revela.

É preciso dar-se conta de que o Advento é tempo de preparação para a festa, e ainda não a sua realização. A Liturgia da Palavra deste tempo nos ajuda a fazer a experiência da espera do Senhor que vem armar sua tenda no meio de nós.

Vivamos a mística do Advento, da esperança, da feliz expectativa, da gestação da vida, da manjedoura vazia, mas preparada para acolher o Salvador, o Emanuel, Deus conosco.

Assim percebemos que o ciclo natalino se reveste de um período que se divide em três partes, mas que forma unidade: o da preparação, da festa e do prolongamento da festa, com suas consequências. A novena é típica para o período de preparação para a vinda do Senhor, que vem morar conosco. É o tempo em que preparamos os caminhos do Senhor e, como Igreja, vigiamos e clamamos: “Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti”. É a novena de Natal uma excelente oportunidade de evangelização. Rezemos a novena e nos preparemos bem, para celebrarmos com muita alegria o Natal do Senhor.

Olhando para o exemplo de Maria, que acolheu no seu ventre o Verbo do Pai, rezemos:

“Ó Deus, que reacendes em nós a cada ano a alegria da espera da salvação, ajuda-nos a acolher, como Maria, este dom da tua imensa misericórdia para conosco e assim sejamos no mundo instrumentos de vida e de paz para todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nasceu para nos salvar, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Desejo a todos um abençoado e santo Natal. Que o nascimento do Menino Jesus renove nossa esperança e nos enche de luz. Que 2019 seja um ano de muita paz,felicidade, abençoado por Deus!

+ Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano
“Pela Graça de Deus” (1Cor 15,10)

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário