Ação de Graças dos Catequistas do Regional II

Em unidade aos demais regionais, um número significativo de catequistas, vindos das 13 Paróquias da Região Pastoral II, da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano, se reuniram neste domingo, 2 de setembro, em São Gonçalo do Rio Abaixo, no CESGRA, para celebrar juntos a alegria de ser catequistas a serviço da vida e da esperança.

Após um delicioso café, às 8h da manhã, as atividades no Ginásio do CESGRA, tiveram início com um momento de integração, socialização e animação conduzidas pelo Seminarista Márcio, da Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética, e em seguida, às 10h, foram agraciados pela Santa Missa, presidida pelo Pe. José Marcelino Magalhães Filho, pároco de São Gonçalo do Rio Abaixo, e concelebrada pelo Pe. Marco José de Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carneirinhos.

Em sua homilia, Pe. Marcelino ressaltou a vocação e missão do catequista, bem como sua importância para comunidade eclesial, e na sua reflexão da liturgia da palavra, frisou que a relação com Deus não depende da observância de normas, e sim da atitude para com os outros. Pe. Marco José também fez uma breve reflexão, pediu perdão por algumas vezes contrariar as orientações prescritas pela coordenação de catequese, e afirmou: “às vezes se faz necessário criar outros caminhos para que o que se sente excluído seja reintegrado à comunidade”.
Após a Santa Missa, os catequistas foram presenteados com a visita carinhosa e motivadora do cantor Zé Vicente. Na oportunidade, Zé Vicente clamou por uma catequese de cunho profético e político para mudar a nossa realidade, e ao final levou a todos a cantar: “É missão de todos nós, Deus nos chama, eu quero ouvir a sua voz”! Após a apresentação, prosseguiram para o almoço, com música ao vivo, seguido de um momento de descontração com direito à bingo e muito mais.

Mais tarde, às 15h, todos retornaram ao ginásio onde houve um momento de espiritualidade com Maria e bênção do Santíssimo, com a presença dos padres: Pe. Carlos Jorge Teixeira (Vigário Episcopal e pároco das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e São José Operário), Pe. Guilherme Brandão (Paróquia São Luís Maria de Montfort), e Pe. Jorge, que contagiou a todos com sua alegria ao cantar diversos sucessos, e deixou bem reforçado em nome do Regional II a gratidão a todos os catequistas, lembrando-lhes que “aqueles que ensinam os homens brilharão como as estrelas do céu” (Dn 12,3).

Ao final do dia, a coordenadora regional, Ana Maria, aproveitou a oportunidade para anunciar que no próximo ano, o encontro será realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Alvinópolis, e o Pe. Marcelino agradeceu intensamente a participação e sobretudo a unidade da Paróquia ao preparar esse momento para catequistas com empenho e generosidade. Após os comunicados, pediram a proteção da Mãe Aparecida para todas (os) catequistas e receberam o envio pelo Pe. Jorge, certos que o encontro foi de motivação e reabastecimento.

Ana Maria de Sena-ERAC

« ‹set 2018› »