Notícias da Diocese

Ação de Graças dos Catequistas do Regional II

Em unidade aos demais regionais, um número significativo de catequistas, vindos das 13 Paróquias da Região Pastoral II, da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano, se reuniram neste domingo, 2 de setembro, em São Gonçalo do Rio Abaixo, no CESGRA, para celebrar juntos a alegria de ser catequistas a serviço da vida e da esperança.

Após um delicioso café, às 8h da manhã, as atividades no Ginásio do CESGRA, tiveram início com um momento de integração, socialização e animação conduzidas pelo Seminarista Márcio, da Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética, e em seguida, às 10h, foram agraciados pela Santa Missa, presidida pelo Pe. José Marcelino Magalhães Filho, pároco de São Gonçalo do Rio Abaixo, e concelebrada pelo Pe. Marco José de Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carneirinhos.

Em sua homilia, Pe. Marcelino ressaltou a vocação e missão do catequista, bem como sua importância para comunidade eclesial, e na sua reflexão da liturgia da palavra, frisou que a relação com Deus não depende da observância de normas, e sim da atitude para com os outros. Pe. Marco José também fez uma breve reflexão, pediu perdão por algumas vezes contrariar as orientações prescritas pela coordenação de catequese, e afirmou: “às vezes se faz necessário criar outros caminhos para que o que se sente excluído seja reintegrado à comunidade”.
Após a Santa Missa, os catequistas foram presenteados com a visita carinhosa e motivadora do cantor Zé Vicente. Na oportunidade, Zé Vicente clamou por uma catequese de cunho profético e político para mudar a nossa realidade, e ao final levou a todos a cantar: “É missão de todos nós, Deus nos chama, eu quero ouvir a sua voz”! Após a apresentação, prosseguiram para o almoço, com música ao vivo, seguido de um momento de descontração com direito à bingo e muito mais.

Mais tarde, às 15h, todos retornaram ao ginásio onde houve um momento de espiritualidade com Maria e bênção do Santíssimo, com a presença dos padres: Pe. Carlos Jorge Teixeira (Vigário Episcopal e pároco das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e São José Operário), Pe. Guilherme Brandão (Paróquia São Luís Maria de Montfort), e Pe. Jorge, que contagiou a todos com sua alegria ao cantar diversos sucessos, e deixou bem reforçado em nome do Regional II a gratidão a todos os catequistas, lembrando-lhes que “aqueles que ensinam os homens brilharão como as estrelas do céu” (Dn 12,3).

Ao final do dia, a coordenadora regional, Ana Maria, aproveitou a oportunidade para anunciar que no próximo ano, o encontro será realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Alvinópolis, e o Pe. Marcelino agradeceu intensamente a participação e sobretudo a unidade da Paróquia ao preparar esse momento para catequistas com empenho e generosidade. Após os comunicados, pediram a proteção da Mãe Aparecida para todas (os) catequistas e receberam o envio pelo Pe. Jorge, certos que o encontro foi de motivação e reabastecimento.

Ana Maria de Sena-ERAC

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2018› »