Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 no Regional III

Aconteceu no domingo, dia 10 de março de 2019 a cerimonia de abertura da Campanha da Fraternidade no Regional III. Caravanas de todas as paróquias do regional dirigiram-se até a Escola Estadual Professora Haydee de Souza Abreu, no bairro Limoeiro, em Timóteo (MG), onde aconteceu a concentração a partir das 08 horas da manhã.

Na escola foi montada uma infraestrutura que acolheu os presentes com café da manhã, água, banheiros e acomodações. Ali aconteceram diversas atividades recreativas para os presentes, sempre refletindo sobre o tem da campanha desse ano, Fraternidade e Políticas Públicas e o Lema: “Serás libertado pelo direito de justiça” (Is 1, 27).

Ainda na escola, o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti iniciou a Santa Missa e convidou as pessoas para a penitência: uma caminhada em silêncio, durante a qual houve quatro paradas para reflexão.

Saúde, Educação, Segurança Pública e Assistência Social foram os temas refletidos nas paradas, sempre alertando os fiéis que as políticas públicas independem dos governos, que são transitórios, enquanto as Políticas Públicas são perenes.

Em silêncio e sob um intenso calor a multidão concluiu a caminhada até o local onde foi concluída a Santa Missa, um altar armado em praça pública, mas esse protegido por uma vegetação nativa, o que amenizou os efeitos do calor intenso.

A Missa foi celebrada pelo Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada por vários padres das paróquias do regional III e também contou com a presença de diáconos permanentes. Dom Marco Aurélio agradeceu a presença de todos e à organização do evento. Refletindo sobre o Evangelho do dia (Mt 25, 31-46), no qual Jesus é submetido durante 40 dias e 40 noites à tentação do maligno, Dom Marco Aurélio alertou sobre a necessidade do cristão manter-se vigilante na fé e na oração, que lhe dá sustentação.

Alertou ainda sobre notícias veiculadas pela imprensa , divulgando que alguns cristãos estão difamando, tentando tirar do período da quaresma a Campanha da Fraternidade. Disse que é importante que “respeitemos a opinião de quem pensa diferente de nós, mas que a campanha da Fraternidade é um importante instrumento de reflexão que ajuda a refletir a realidade sofrida do Povo de Deus”, concluiu o Bispo Diocesano.

Pascom – Pastoral da Comunicação
Texto: José Aparecido