A valorização do trabalho dos leigos e leigas

Querido (a) Diocesano (a),

O trabalho do episcopado brasileiro durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – ocorrida nos dias 06 a 15 de abril, resultou no novo documento da entidade: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). O seu conteúdo quer elucidar a vocação e a missão dos leigos, isto é, do serviço à Igreja dos batizados que não exercem o ministério ordenado.

No Documento Conciliar sobre a Igreja, Lumen Gentium, de 1964, abre-se nova perspectiva de compreensão sobre a função do laicato na Igreja e no mundo.  O conceito, Igreja, Povo de Deus, resgatado pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), tornou-se chave de leitura para entender  a eclesiologia vigente pregada e vivida na Igreja nos últimos tempos, sobretudo no pontificado do Papa Francisco.

O Decreto Conciliar Apostolicam Actuositatem, sobre o apostolado dos leigos, de 1965, ressalta: O Concílio quer explicar, neste decreto, a natureza, a identidade e a variedade do apostolado dos leigos, enunciar-lhe os princípios fundamentais e dar instruções pastorais para o seu eficaz exercício, estabelecendo normas a serem levadas em conta no direito canônico, no que respeita aos leigos (AA 1). Esta foi a base na qual o laicato se apoiou, consolidando os projetos de transformação social em comunhão com a Igreja.

No Brasil, há décadas que a participação dos leigos é valorizada. Uma das razões desse reconhecimento é a escassez de sacerdotes ordenados. Diante disso, os leigos desempenham seu ministério de forma harmônica com seus pastores atuando nas pastorais, nos movimentos e nos vários serviços de promoção humana. Portanto, o seu trabalho enriquece a diversidade de dons e carismas presentes na Igreja e favorece a evangelização no mundo.

Em nossa Igreja Particular existem leigos organizados que trabalham à frente das comunidades eclesiais colaborando com o dinamismo da Ação Evangelizadora e Pastoral.  Há leigos e leigas atuantes no Ministério da Palavra, do Batismo, Testemunhas Qualificadas para o Matrimônio e Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística. A Diocese também conta com Conselho de Leigos, o qual articula a tarefa imensa e difícil de levar os cristãos a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais, sem porém deixar de fazer a sua parte no interno da Igreja (Objetivo do Conselho Nacional de Leigos do Brasil – CNLB) .

Outro espaço de convivência fraterna entre os leigos é a Festa da Diocese. A organização do evento proporciona momentos de acolhida, encontro e celebração da unidade entre as lideranças leigas.

A participação ativa dos leigos nesses eventos, entre outros, desenha o rosto do laicato das três Regiões Pastorais e, aos poucos, cada fiel batizado vai encontrando sua vocação, sendo sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14).

No mês em que a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano completa mais um ano de criação e instalação, convido todos para a Festa da Diocese que terá como tema: Povo de Deus cuidando com misericórdia da Casa Comum; e o lema: Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mt 5,6).

Deus seja louvado pela atuação do laicato nas centenas de comunidades distribuídas entre as paróquias e quase paróquia desta Igreja Particular.

Que a presença da Mãe Aparecida, padroeira de Nossa Diocese, anime cada vez mais a missão dos leigos e leigas da nossa Diocese.

Deus abençoe a todos!

Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano deItab ira-Coronel Fabriciano

Palavra do Bispo

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2017› »