Escola Diocesana realiza segundo módulo da V turma e retiro para ex alunos

Aconteceu nos dias 18 e 19 de maio de 2019, simultaneamente o segundo módulo da Escola Diocesana de Atualização Catequética da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano e o Retiro dos ex-alunos, no espaço “Recanto das Mangueiras” em Coronel Fabriciano. O espaço e estrutura do local permitiram que os eventos ocorressem em sintonia e sem interferências.

O Segundo módulo foi assessorado pelo Pe. Ernesto com o tema: “A pessoa de Jesus de Nazaré”. O Retiro contou com a assessoria da Ir. Iracema Leal e conduziu os catequistas a uma revisão pessoal e pastoral a luz de Cristo Ressuscitado, com o tema do Mês Missionário extraordinário: “Batizados e enviados”.

Os dias ficaram marcados pela vivência fraterna e muito aprendizado. No dia do encerramento, domingo, as turmas se reuniram ao despertar para celebrarem junto a Eucaristia. A Missa foi presidida pelo Pe. Ronaldo Tôrre – Assessor Diocesano. Após a Missa, o Pe. Ernesto continuou sua exegese sobre a Pessoa de Jesus de Nazaré e a Ir. Iracema com os ex-alunos foram vivenciar os passos finais do retiro reafirmando sua fé e compromisso de “Batizados e enviados a proclamar a Boa Nova em ação e testemunho”.

“Jesus não propõe um princípio teórico, e depois pede que todos o cumpramos. Ele começa por viver o amor e depois diz: “como eu vos amei”. Quem revela sua adesão a Jesus ficará capacitado para ser filho(a), para atuar como o Pai, para amar como Deus ama. O amor que Jesus pede não é uma teoria, nem uma doutrina; manifesta-se na vida, em todos e em cada um dos aspectos da existência. A nova comunidade dos(as) seguidores(as) não se caracterizará por doutrinas, nem ritos, nem normas. O único distintivo deve ser o amor manifestado em suas ações.”  Pe. Adroaldo Palaoro, SJ

Por Ana Maria de Sena

« ‹jun 2019› »