4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce reúne milhares de fiéis em Itabira

Como parte integrante das comemorações da Semana do Meio Ambiente, no último domingo (2 de junho), aconteceu em Itabira (MG), a 4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, promovida pela Província Eclesiástica de Mariana, com o apoio da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, Adveniat e Cáritas Brasileira.

A programação contou com a presença de Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG); Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo Diocesano; padres; diáconos; seminaristas; lideranças religiosas; lideranças sociais e fiéis romeiros de todas as dioceses da Província Eclesiástica de Mariana (MG), também das Dioceses de Guanhães (MG) e Colatina (ES). Estima-se que cerca de 6.000 romeiros participaram desta edição da Romaria.

Neste ano a motivação para essa iniciativa foi a conscientização da população em relação aos crimes ambientais praticados pelas empresas mineradoras, localizadas em nosso Estado, especialmente os desastres ocorridos em Mariana e Brumadinho e a iminência do possível desastre em Barão de Cocais.

Como gesto concreto da Romaria das Águas e da Terra será entregue ao Ministério Público um Abaixo Assinado com cerca de 5.000 assinaturas solicitando providências contra o alteamento das barragens no Estado, especialmente a de Itabiruçu, localizada a menos de 4 quilômetros do centro da cidade de Itabira (MG), cujo rompimento colocaria em risco toda a cidade.

• O Evento

Os fiéis concentraram-se no estacionamento do Estádio Valério, e foram conduzidos pelo Padre Marco José, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de João Monlevade e Vigário Episcopal da Região Pastoral II. Com a animação do Cantor Zé Vicente, os romeiros seguiram em caminhada até a Mina da Cauê, depois para a Praça da Igreja Nossa Senhora da Piedade. Ali procedeu-se o acendimento do Círio Pascal e representantes de Movimentos Sociais utilizaram-se da palavra para denunciar a luta de todas as categorias.

No segundo ponto de concentração, foram ouvidas duas vítimas do crime de Brumadinho (MG), quando expuseram suas histórias de luta e de dor. Dentre os romeiros presentes foram acolhidas as senhoras Tânia e Maria que perderam entes queridos nos soterramentos das barragens. Após a partilha, Dom Marco Aurélio rezou por todas as vítimas de Brumadinho.

Em seguida foi feito um ato simbólico em memória das vítimas dos crimes de Mariana e Brumadinho. Após esse momento, foi celebrada a Santa Missa, na qual também se lembrou com consternação, das vítimas das barragens.

Ao final da Missa foi apresentado pelo Secretário Diocesano de Pastoral, Vicente Bueno Garcia, o Abaixo Assinado pedindo ao Ministério Público providências com relação a essa problemática das barragens. Também foi divulgada e lida a Carta da 4° Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce.

Com dedicação e alegria, os organizadores e missionários se prepararam durante 5 meses para Romaria. Além do evento promovido no domingo, foi realizada a Semana Missionária, que teve início na segunda-feira (27 de maio). Para as atividades, contou-se com a presença de cerca de 120 missionários que foram acolhidos pelas comunidades das paróquias Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Antônio. Durante esses dias, os missionários percorreram várias casas levando a Palavra de Deus, solidariedade e conforto às muitas famílias que estão nas áreas de risco em Itabira.

Texto: Meire Lúcia Assis
Revisão: José Aparecido